Helena Tannure - Chá das Quatro - Educação Infantil por princípios cristãos

Helena Tannure - Chá das Quatro - Educação Infantil por princípios cristãos No chá das quatro de hoje você vai ver como a educação sólida é fundamental para o desenvolvimento das crianças e dos jovens ensinando valores como amor bondade honestidade respeito e como os pais desempenham um papel crucial como modelos de conduta cristã transmitindo a palavra de Deus e orientando os seus filhos no caminho da verdade e da Fé Então fique ligadinha que o nosso.

Helena Tannure - Chá das Quatro - Educação Infantil por princípios cristãos

Programa chá das quatro já está lá hoje aqui no estúdio apresentando o chá das quatro ao lado dessas minhas queridas amigas apresentadoras Priscila e Simone Obrigada querida obrigada sempre bom Priscila substituindo a Isa que não pode estar conosco nesses programas mas a Priscila aí conhecendo muito bem você já conhece a Priscila de outros chás né já faz parte também do time das quatro e nós então queremos.

Convidar né a se juntar a nós a quarta mulher de hoje vamos conhecer Marina Ferraz é pastora na Igreja Batista da Lagoinha matriz BH com 18 anos de atuação no ministério infantil ela é casada há 15 anos com Aloísio Júnior e tem três filhos Marina é contadora de histórias bíblicas e está cursando pedagogia além de possuir formação do seminário teológico Carisma.

Ela é capacitadora de líderes Kids e ministra treinamentos sobre libertação infantil Marina apresenta o programa Lagoinha Kids na Rede Super sua paixão pelo ministério infantil e sua influência positiva fazem dela uma referência inspiradora nessa área Marina Obrigada por ter aceitado o convite do chá das quatro para estar com a gente falando sobre esse assunto tão importante que a educação infantil.

Eu Acredito que quando recebi esse tema eu falei tem tudo a ver com esse tempo que nós estamos vivendo um tempo desafiador onde as famílias precisam se levantar mesmo e tomar posição Exatamente é comum a gente ouvir eu já ouvi isso muito principalmente na época que os meus filhos eram pequenos Hoje a minha Caçula tem 21 anos então já não tenho crianças em adolescentes em casa mas eu no tempo que as minhas crianças eram pequenas era muito recorrente ouvir.

Ai a igreja a igreja vai discipular os meus filhos ai eu vou pôr meu filho numa escola Cristã porque assim eu vou me livrar de muitos problemas é uma fé uma crença de que isso é uma responsabilidade da igreja ou do Colégio Cristão mas a gente sabe que a educação de um indivíduo está primordialmente ligado a sua família sua dupla familiar e que a igreja e a escola elas entram e como parceiras como pessoas que vem para somar ao trabalho que já é desenvolvido.

Dentro de casa então se você tá nos assistindo hoje você tem filhos peque os adolescentes e você pensa assim não meu filho estudou a vida inteira em Colégio Cristão meu filho estudou a vida inteira na escola dominical para participou da escola dominical Então por que que agora meu filho tá me dando problema na adolescência né ou eu não tenho não tenho chance de ter problema na adolescência gente isso não é uma realidade nossos filhos precisam de uma experiência de Novo Nascimento nossas igrejas não precisam de uma salinha só para os nossos filhos serem entretidos.

Enquanto nós Recebemos a sólida da palavra de Deus no culto principal não as crianças precisam ser apresentadas no evangelho as crianças não são a igreja do amanhã as crianças são igreja hoje e elas precisam ser cuidadas hoje pela igreja pela Colégio Cristão mas sobretudo pela família foi na família que elas foram concebidas que elas são cuidadas e não dá para a gente terceirizar essa essa função Marina você lida com essa realidade hoje as pessoas hoje estão terceirizando ainda ou você acha que isso era uma da época que os.

Meus filhos eram pequenos isso aconteceu até contar um testemunho Helena que tá bem recente há 20 dias atrás nós tivemos uma reunião de pais e nessa reunião de pais eu precisei fazer um ato um ato de arrependimento como pastora porque eu estava ali Reunidas com reunidos com 183 pais ali na fábrica de Atos onde os filhos fazem algum tipo de artes e a gente eu percebia necessidade de pedir perdão que muitas vezes nós como igreja o que que nós fazemos ao pai não tá dando conta eu vou.

Abraçar algo que é Para ser delegado foi dado é delegado por um tempo por um período mas continua sendo a missão dada para a família e naquele momento instruída pelo Espírito Santo eu pedi perdão para os pais falei eu como pastor como autoridade espiritual sobre a vida dos filhos de vocês eu quero pedir perdão por algum momento nós temos invadido esse lugar e ter tomado esse lugar que continua sendo de vocês então não é.

Culpa dos pais não é culpa só da igreja por isso nós precisamos trabalhar juntos essa parceria Mas eu acredito que nós como igreja é tempo de nós abrimos os nossos olhos porque como nós temos o ide o ID nosso fala mais alto e o ID de nosso grita assim a ponto de calar a voz do pai Então nesse ato mesmo foi um ato direcionado pelo Espírito Santo eu falei eu com o pastor eu quero pedir perdão para vocês porque eu passo duas horas no.

Domingo com o filho de vocês e vocês passam a semana toda então eu não posso pegar essas duas horas e achar que essas duas horas é o suficiente Eu preciso da ferramenta para vocês pais eu preciso ensinar vocês instruir vocês para que vocês possam alcançar o coração dos filhos de vocês de forma eficaz e quando a gente fala de educação a gente fala de ensino a gente fala de princípio a gente fala de algo que é base né então eu ensino meus filhos quando desde o levantar ao deitar não é num determinado.

    Tempo né Só quando está dentro do templo quando está na escola bíblica eu ensino eles em todo tempo com meu exemplo como

    Meu caráter com os meus valores os meus filhos já estudaram em escola não Cristal hoje glória a Deus o Senhor nos permite Eles estudaram numa escola cristã mas já estudar numa escola que não era Cristã e eu falo que nós cometemos um erro sério porque na escola não Cristã Nossa nós um dia eles e colocava armadura E guerreirava aí a gente que chegou na escola Cristã nós.

    Baixamos a guarda aí eu falei amor tem alguma coisa de errado acontecendo com nós aqui porque lá era visível era notório aqui é meio escondido Então mas não significa que o perigo não está ali sim não significa que nós precisamos baixar a guarda nós continuamos sendo autoridade sobre a vida dos nossos filhos não importa as áreas que eles vão tramitar nós continuamos exercendo essa posição e a gente não pode sair dessa posição e uma coisa que a gente tem que.

    Perceber de uma vez por todas é que nós estamos no meio de uma batalha intensa pela vida dos nossos filhos das crianças e dos jovens ela já vem esse a volumando né mas agora nós chegamos num tempo crucial né onde até a Sexualidade dos nossos filhos está sendo colocado em cheque quer dizer uma criança ela não pode dirigir um carro ela não pode votar ela não pode fazer uma série de coisas por causa da idade você ainda não tem.

    Maturidade para tomar essa decisão você ainda não tem maturidade né o seu cérebro ainda não está tão desenvolvido para você cuidar dessa atividade e tem esse cuidado mas agora uma criança com cinco anos de idade já existe reversão de mudança de sexo né já estão sendo feita a cirurgias No Brasil onde as crianças com 5 anos de idade apoiadas por seus pais acreditando que estão fazendo uma coisa boa muitas vezes motivadas até pelo terapeuta que diz assim não você vai preferir que o seu.

    Filho faça uma uma transição de gênero do que o seu filho se mate né então quer dizer sugestionados pelo Pânico Muitos pais concentem com uma decisão de uma criança e a gente já está acompanhando os casos de arrependimento de uma criança que faz um toma um hormônio com 13 anos de idade aos 17 entende que não é isso que queria mas já sofreu uma motiva já tirou as mamas já entendeu então assim quem vai defender essas crianças e o fato é que a gente entende.

    Que é mais do que uma guerra ideológica é um para nós que somos cristãos e discernirmos o mundo espiritual é uma batalha espiritual não sejamos ingênuos né e não se vence batalhas espirituais usando apenas as nossas armas naturais né a gente tem que combater essas ideologias tem a gente tem que usar o nosso direito de cidadão tem a gente tem que eleger representantes que que nos dê em Vós Sim a gente como pais precisamos.

    De fiscalizar O que está sendo ensinado nos livros nas escolas e questionarmos isso sim mas não apenas isso isso só não é suficiente a gente tem que entender como a batalha espiritual que a gente vence com oração com jejum com conversas francas e com levando nossos filhos a ter um encontro um novo Nascimento gente Deus não tem netos não é porque o menino nasceu na igreja que ele é crente Vocês precisam de entender como a Marina acabou de dizer Às vezes a gente Baixa a guarda porque tá no ambiente que todo.

    Mundo tem um consenso é somos cristãos ensinamos a Bíblia ensinamos os valores cristãos preservamos né os valores cristãos nessa instituição Mas isso não é suficiente isso é parte do trabalho apenas Isso é apenas parte do trabalho nossos filhos precisam nascer de novo nossos filhos precisam ter um encontro com Jesus e isso não é só as duas horas que a tia Marina tem na escola dominical que vai acontecer na escola porque nas.

    Escolas até Cristã também Sim meus filhos também no Colégio Cristão Mas eu vejo que eu sempre pergunto para eles o que que tá acontecendo fico Olhas amizades porque até professores estão sendo contaminados e às vezes até descobrir que aquele Professor tá contaminada ele já deu aula um mês dois meses eu tenho visto isso acontecer na escola dos meus filhos Então a gente tem que cuidar agora um momento que eu vejo que meus filhos compartilham comigo eu consigo ver o que que tá acontecendo são nos momentos devocional que eu faço com.

    Eles à noite então a gente espera aí quando é que você percebe Simone nos devocionais você fala Simone com seus

    Filhos diariamente tudo bem porque os devocionais o Will devocional tá fazendo de acordo com a idade da criança né agora que meus filhos estão com Estevão quase idéias terra com 12 eu já faço emocional na Bíblia mesmo algo mais profundo eu falo eu faço uma palavra bem consistente e tem devocionais que a gente faz que às vezes duram mais de uma hora porque Deus nos.

    Leva esse tempo devocional que a atmosfera do ambiente muda eu vejo que Jesus ele vem naquele lugar e quando ele vem ele mesmo mostra o pecado a justiça e o juízo e quando ele mostra isso para os meus filhos Eles começam a confessar coisas que eles fizeram de errado sem eu falar nada só de eu compartilhar a palavra a palavra ela liberta ela ela é a verdade então é uma parte do momento que Eles escutam aquilo Eles começam não eu fiz isso com meu coleguinha mas eu tava pensando nisso Sabe aquele dia que.

    Eu não te contei isso então eles vão falando então é um momento muito importante que eu tenho visto assim hoje agora que eles estão maiores eu tenho visto como que isso tem feito tanta diferença é verdade e fora as experiências com Deus né Por causa nos devocionais dos seus filhos os meus filhos o mais velho Hotel Ele tem cinco anos e a Helena minha mais nova tem dois anos e como é que é a sua dinâmica como mãe porque é uma outra realidade são crianças menores do que essas crianças da Simone Aqui nós temos três times né.

    Gente a mãe de filhos adultos né A minha Caçula tem 21 anos a Simone com os filhos aí saindo da infância quase da infância transitando para adolescência né a Ester começa né saindo da infância e a Priscila crianças na primeira infância como é que é a sua realidade com eles o Helena assim eu procuro fazer exatamente a mesma coisa que a Simone falou devocionar isso todos os dias todos os dias eu posso estar cansada esgotada que eu falo meu Deus eu.

    Vou entregar para o senhor mas eu vou fazer tenho dado bíblias por exemplo meus filhos mais velho já tá começando a gostar de super-heróis já dei a vidinha em ação que é uma Bíblia de super-heróis então também tentando ficar antenada naquilo que tem para eles para que ela faixa etária para trazer para a realidade do dia a dia deles o Senhor Jesus da forma que eles entendem e o meu filho mais velho Téo ele teve uma experiência muito linda e aí é um testemunho dessa junção da igreja do que.

    Eles vivenciam na comunidade com as professoras da escola dominical e a gente em casa fazendo aquele aquele reforço né o meu filho mais velho chegou domingo da escola dominical Eu nem pude levar foi minha sogra que levou Porque eu estava trabalhando então ele chegou quando eu encontrei com ele à noite ele falou assim mamãe começou a chorar eu falei filho o que que foi ele falou mamãe eu quero ir para o céu falei meu filho é o primeiro eu fiquei assustado eu falei Jesus será que as menina tá querendo morrer que tá vendo esses desenho de Eu já falei que que ele tá assistindo aí ele foi falou não mamãe.

    É porque hoje lá na escola dominical lá no Kids que ele falou Kids eles falaram sobre o céu e eu entendi que lá no céu tem tudo e Jesus tá lá vamos para lá eu quero ir para lá aí naquele momento que ele falou isso que que eu fiz peguei a Bíblia dele levei lá no Apocalipse e fui explicar que que vai acontecer Qual que é o momento que nós vamos para lá falei do meu pai que já faleceu que ele já está no céu com Jesus aí ele entendeu porque ele tá saindo dessa primeira.

    Infância indo pra segunda infância então ele tá começando aquela pureza aquela Inocência tá indo embora então a realidade está chegando e a realidade é dura né então eu expliquei para ele que morreu está no céu ele já morreu eu não quero morrer eu falei você não precisa talvez eu acho que você nem vai morrer filho eu acho que Jesus vai voltando aí comecei a falar disso E hoje é hoje a gente tá gravando aqui numa quinta-feira então de domingo até hoje que que eu tenho ouvido com ele músicas que falam sobre a volta de Jesus e ele não para de.

    Cantar mas a igreja está naquela coisa hoje 8 horas da manhã o padre é meu vizinho o padre adorou a música e 8 horas da manhã tava tocando a igreja vai ser arrebatada então é uma junção eu tento Helena ser muito intencional nesse sentido assim de trazer para a realidade deles não esconder nada até uma pessoa falou assim comigo será que não é muito falar da volta de Jesus para ele eu falei não é nada eles não estão sendo poupados para ser.

    Expostos a erotização eles não estão sendo considerados novos demais para fazer em transição de sexo por que que eles são novos demais para falar sobre arrebatamento por volta de Jesus tem uma realidade gloriosa na qual nós colocamos a nossa esperança né De jeito nenhum Fale com seus filhos sobre a realidade gente nós vamos colocar mais uma mulher na nossa conversa a Evangelista de crianças Olá gente Preciosa Graça e paz tudo papo gostoso hein tudo bem Eu tô achando.

    Graça porque a gente gosta de tia Keila fica esquisito a gente nessa idade chamando a gente aqui né Keila como é que é essa esse desafio hoje de ser uma Evangelista de crianças como é que você trabalha conta pra gente eu quero reforçar algo que já foi dito aí nessa questão da educação familiar nos princípios bíblicos a importância da igreja e dessas parcerias né É bom a gente Lembrar que no velho.

    Testamento Deus instituiu a família como estratégia para que a verdade fosse passada de pessoa para pessoa Deus instituiu a família e a verdade deveria ser passada de pai para filho e isso é repetido no velho testamento várias vezes uma geração contará Outra Geração não é isso que a Bíblia diz uma geração contará Outra Geração os feitos do Senhor vários textos do velho testamento né Deuteronômio vai ser incrível aí né Com Deuteronômio 6 onde Deus dá a repetição.

    Da Lei ali para o povo realmente ensinar seus filhos de maneira consistente perseverante aquela questão do incucar né repetição e nesses textos Deuteronômio 6 é interessante a gente ver que a palavra filhos que aparece é filhos pequenos Então Deus estava destruindo o seu povo a instruir os seus filhos enquanto eles eram pequenos Então o povo de Deus deve caprichar aí na infância de zero vamos dizer a gente tem 12 13 anos aí para caprichar nessa perseverança nessa persistência nessa.

    Repetição e os pais ali receberam Essa ordem porque a salvação era restrita para linhagem de Abraão para um povo específico tua família foi instituída ali como estratégia quando a gente vai para o Novo Testamento Deus institui a igreja como estratégia para que a verdade seja passada de pessoa para pessoa então hoje debaixo da Nova Aliança nós temos que entender realmente a importância da igreja nesse processo os pais mesmo sendo cristãos verdadeiros.

    Genuínos como eu sou eu com meu filho eu vou falhar com meu filho sendo como mãe eu sou Ministro de criança eu sou crente né Eu amo o Senhor mas eu vou falhar como mãe como humanos que nós somos Então eu preciso da igreja para que os propósitos do Senhor se cumpram na vida do meu filho e que a igreja somos nós reunidos somos nós juntos somos pais precisam não só levar os seus filhos para igreja mas eles precisam ser igreja.

    O que é ser igreja é o seu filho te ver servindo na igreja é você não ser só apenas benção para o seu filho mas você ser benção para o filho do outro Isso é ser igreja Então os pais precisam estar mais envolvidos no ministério com crianças dentro veja se disponibilizar para ser benção na vida do filho do meu irmão ser igreja é Eu abençoo seu filho e você abençoa o meu filho é eu preciso de você e você precisa de mim eu acho que os pais não se envolvem tanto no.

    Ministério Kids né eu vou puxar aqui para o meu lado acho que a pastora Marina vai concordar comigo e tal toda a igreja deveria estar envolvida no ministério com crianças é todo mundo focado nisso né de abençoar a nova geração então em casa eu faço o meu trabalho com meu filho porque ninguém pode substituir o meu papel como mãe na vida do meu filho mas eu vou para igreja para ser benção na vida do filho da Marina e a Marina precisa ser benção para o meu filho isso é ser igreja então.

    Ser igreja também é o meu filho perceber que há uma semelhança Total entre o meu lar e a igreja que como eu sou em casa eu sou na igreja o que acontece na igreja muito parecido com o que acontece em casa então essa fórmula da certa essa fórmula é a fórmula bíblica né dos Pais estarem ensinando no dia a dia mas congregar também junto com o povo ser igreja e ser benção na vida do outro acho que os cristãos falam pouco sobre o assunto da evangelização das Crianças visto que é um dos assuntos mais.

    Importantes da Bíblia a Bíblia tem mais de oito mil menções sobre as crianças na Bíblia se tornando um dos assuntos mais importantes da Bíblia e se criança é um assunto da Bíblia é importante na Bíblia Porque é importante para Deus deve ser um assunto da igreja deve ser um assunto dos cristãos e os cristãos falam pouco sobre isso né Não só sobre a educação dos seus próprios filhos mas como eu posso ser Deus eu prefiro do outro as pessoas não estão se disponibilizando né para que esse ministério infantil seja.

    Uma benção então isso aqui eu queria reforçar isso aqui eu antes de ter filho eu já tinha me disponibilizado para ser benção na vida do filho dos outros eu acho que é uma Nobre Cristão chamado Cristão independentemente do talento que a gente tem das habilidades acho que os fatos da gente ser crente nascido de novo nos habilita sim para nós sermos benção na vida dos nossos filhos e pensam na vida dos filhos dos outros e as pessoas pensam que Ministério com criança é para alguma habilidade específica algum.

    Talento específico a pessoa vê que você canta bem Ah você vai ser uma benção com as crianças que você canta Ah você é alegre você vai ser legal lá com as crianças ah você tem paciência você é calma você fica bem com as crianças Olha eu sou a prova viva de que Deus pode chamar pessoas sem paciência para trabalhar com crianças também na minha vida e na vida de um monte de gente que eu conheço não é questão de talento de habilidade mas é mais questão de compaixão de visão né do que de.

    Talento de habilidade Então eu queria fazer esse convite dos pais aqui estão assistindo seja uma benção na vida do filho dos outros e né e a igreja vai ser uma benção para você também eu me comprometo com vocês com a igreja do Senhor de ser uma benção na vida do filho de vocês e eu preciso de vocês que vocês sejam benção na vida do meu filho Amém igual o filho da pastora Priscila esqueci o nome Priscila a pastora pastora Priscila tem dois filhos com.

    Nomes lindos o Téo e a Helena é verdade obrigada pela sua pela sua participação e você julgou para gente aqui uma bola boa para gente botar para jogo aqui conversar sobre isso esse desafio da igreja ser igreja né na vida uns dos outros Obrigada viu querida Deus continue te abençoando e usando você com liberalidade voluntariedade na vida de tantas crianças que você siga você não fortalecida no seu propósito um beijo para você amém.

    A igreja não é um supermercado onde você vence abastecer a igreja não é o lugar onde você vai assistir ao culto a igreja é um lugar onde você vai fazer parte do corpo você parte daquele do corpo de Cristo que se reúne em uma comunidade de fé chamada igreja o corpo é muito maior está em toda a terra né mas você participa de uma comunidade de fé que é parte da Igreja de Cristo nessa.

    Comunidade nessa comunidade de fé existem pessoas em vários tipos de várias fases da vida é como se fosse um hospital ali tem gente para tirar remover uma unha encravada tem gente em câncer terminal dentro de um hospital você vê doentes em várias etapas né sendo tratado sendo cuidados cada um na sua necessidade a igreja não é diferente é um lugar de pessoas imperfeitas pessoas adoentadas pessoas se curando pessoas se trata pessoas evoluindo pessoas caminhando pessoas progredindo e.

    Sendo feitas pelo poder do Espírito Santo a imagem e semelhança de Jesus Cristo mas ali também dentro da igreja tem os bodes tem gente que tá ali simplesmente para ser um parasita uma pessoa que não quer se posicionar uma pessoa que está ali simplesmente porque gosta do interesse social é um lugar agradável é um lugar de bons relacionamentos aquele ali tem um pouquinho mais de dinheiro posso ficar amigo dele levar uma vantagem aquele ali pode me promover naquele trabalho que eu quero fazer lá na frente aí eu tenho eu quero ser artista e aqui na igreja tem.

    Mais oportunidades e ali pode o mercado gospel pode me dar uma Vibe para eu poder lançar a minha carreira tem gente de todo jeito gente então primeira coisa a igreja não é lugar de pessoas perfeitas é um tanto de Gente em perfeito uns buscando melhorar outros não segunda coisa que a gente tem que entender Quem é você em que lugar nós estamos nessa nesse lugar nessa comunidade de fé chamada igreja eu estou porque eu realmente encontrei com o senhor Jesus eu quero ser transformada a sua semelhança eu não.

    Me conformo com a pessoa que eu sou débil imperfeita adoentada carregando meu saco de lixo emocionais eu quero evoluir eu quero crescer eu quero ser transformado em imagem do Senhor e não tem como você fazer isso desconectar de pessoas eu não estou na igreja para tirar dela eu estou na igreja para contribuir com ela e mais do que nunca nós estamos vivendo um momento onde as pessoas estão nas comunidades de fé querendo tirar alguma coisa da comunidade de fé eu quero status eu quero um nome eu quero ir entretenimento.

    Entendeu nos Estados Unidos Por exemplo que é uma realidade que eu conheço porque tem um irmão que mora lá e meus sobrinhos que frequentam a escola dominical uma igreja americana frequentaram né hoje são adultos a gente vê que para o departamento infantil não vão os restos para o departamento infantil os músicos excelentes entendem que eles podem com o seu dom e o seu talento contribuir com departamento infantil porque quando falou Ide por todo mundo fazer discípulos de todas as nações é de toda.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=f8UjEnz1XEk

Postar um comentário

Post a Comment (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem